sábado, 15 de fevereiro de 2014

SBT #Opinião


O que aconteceu com o SBT?


Eu venho percebendo que a cada ano que passa eu venho me desligando cada vez mais daquele que é o meu canal aberto preferido, e não é porque eu quero mas sim a própria emissora está me afastando. Você não deve estar entendendo nada, mas eu explico...
Pra mim, pra gente que cresceu acompanhando os desenhos, os filmes/séries e até os programas do próprio SBT vem sentindo um perda de espaço na emissora. A gente cresceu, nossas preferências mudaram, mas a emissora não nos acompanhou. 

O SBT que eu conheci, ia da criança ao adulto sempre com muito conteúdo, mas hoje na busca desesperada pela audiência, o canal vem trazendo apenas novelas infantis e programas sensacionalistas. E com isso vem o desrespeito com o publico. Quantos cancelamentos tivemos nos últimos anos? 
Ano passado tivemos o "antigo sucesso" Sobrenatural voltando a grade da emissora no horário nobre e logo mais sendo retirado pois os números não foram satisfatórios. Não sei se o SBT chegou a pensar nisso, mas pensa comigo... Sobrenatural foi exibido até 4 temporada as 9 horas da noite de segunda a sexta. Isso em 2009/10, mais de um ano depois, em 2011 voltam com a 5ª temporada semanalmente, mas não foi tão bem na audiência e teve dois episódios exibidos por dia COM CORTES pra cumprir o horário. Pois bem. Sobrenatural até a exibição das 4 primeiras temporadas exibidas pelo SBT no horário nobre não era sucesso no Brasil, mas com a exibição, cativou um publico fiel, publico esse que não iria esperar mais 1 ano pra ver a temporada seguinte se ela já estava disponível na internet e nos canais pagos. Ai já final de 2013 e com 9 temporada pra estrear dentro de poucos dias nos Estados unidos, o SBT resolve estrear a 6ª temporada quase 3 anos após a exibição americana. QUAIS AS CHANCES DE DAR CERTO? Será que o SBT pensou que a gente ia esperar pra ver as demais temporadas no canal, sem nem a certeza de que a série iria voltar? #FAIL
Eu, como sou fã da série, assisti os episódios que foram exibidos e estava disposto a ver novamente no SBT, mas tive em mente que nem todo mundo que assistiu iria ver novamente e pra piorar, o SBT resolve passar apenas 2 episódios por semana, e na terceira semana, resolveu cancelar. Isso lembra alguma coisa? THE BIG BANG THEORY!
Quem não se lembra da breve exibição da série dos "nerds" no horário nobre dos sábados? Sim aquele foi outro erro de tática do SBT. O canal resolve colocar uma série inédita que quase ninguém conhecia aos sábados no horário nobre, claro que não daria certo. No final de semana a audiência na TV aberta em geral caí bastante e a preferência nesses dias são programas de auditório e programação "Made in Brasil" (brasileira), e tendo em vista que esses 2 dias são dias de "lazer", obviamente ninguém iria largar as suas já rotineiras novelas da globo pra acompanhar uma série que não se sabia nada ao repeito.

Ao meu ver, se um canal decide se arriscar a exibir uma série, principalmente americana, deve ser reservado um horário diariamente, porque é difícil uma pessoa se interessar por um programa quando assisti pela primeira vez, mas se no dia seguinte ele for exibido novamente, até por curiosidade a pessoa começa a seguir, o que não acontece com um programa semanal.

Temos ai a Record querendo embarcar no sucesso de Breaking Bad numa tentativa falha de exibir a série após o seu termino. Nós fãs de séries temos o abito de acompanhar simultaneamente e, uma série que já terminou e já foi concluída não desperta o mesmo interesse. E também fica aquela dificuldade de apresentar um tema que não é tratado com bons olhos no Brasil. Uma série que basicamente fala sobre drogas, não irá gerar interesse na maioria do publico brasileiro que tende a ter um certo preconceito. Mas mesmo com baixa audiência, a série continua no ar.

O que eu quero deixar aparente neste post, é que o SBT está nos excluindo! 
Atualmente o canal que já foi vice-líder absoluto durante vários anos e até líder por muitas ocasiões não consegue gerar conteúdo. A quanto tempo o SBT não produz uma novela digna? Temos aí Chiquititas e as demais que foram e viram nesse gênero, mas não temos conteúdos "adultos" nesse segmento, o que é uma pena. 
Ai depois de uns anos sem novelas mexicanas na grade o canal resolve colocar até 6 reprises diárias. É um desperdício de tempo e espaço. O SBT está muito acomodado. 

Chega o final de semana, temos 3 programas simultâneos exibindo quase a mesma coisa.
Não existe mais aquele Domingo Legal que começava as duas horas da tarde e ia até as 8 que a gente parava pra assistir e no final ficava triste porque acabou.

E as séries? Os Filmes? 
Com os atuais projetos do canal, dia após dia esses espaços vão sendo tomados. As séries da madrugada já tem dias contados. Os filmes? reprises, mais reprises e inéditos ruins. Não vale mais pagar caro por um filme de qualidade se não dá retorno. 
Não, não é mais aquele SBT. A busca por audiência acabou com a TV brasileira. Não existe mais conteúdo. Agora tudo é uma questão de sobrevivência. O que dá ibope fica, se não, vocês já sabem. 

#Opinião: Tudo o que foi dito acima faz parte de um post opinativo feito por mim, Bruno Alexander que assumo total responsabilidade pelo que foi dito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário