terça-feira, 14 de janeiro de 2014

SBT e Warner Bros: O fim de uma parceria milionária?!




Em 1999 o SBT: Sistema Brasileiro de Televisão, assinava um do principais e mais lucrativos contratos da história da emissora; Sim, o contrato de exclusividade de todo conteúdo gerado pela maior produtora do mundo, a americana "Warner Bros". Esse Contrato dava direito ao canal de Silvio Santos, ter em sua grade de programação os maiores sucessos do cinema,
as séries de maior sucesso da TV americana e vários desenhos animados. Quem assistia ao canal em 2000, deve se lembrar das varias vezes que foi ao ar a chamada anunciando um dos maiores contratos da TV brasileira, que na época além da WB, o SBT também trouxe para o canal a Disney e a Televisa. Contrato que foi anunciado pelo próprio SBT como uma parceria milionária, que juntando o valor pago as três produtoras (Warner Bros, Walt Disney e Televisa) era algo estimado em mais de 200 milhões de reais. Nem precisamos dizer que foi um sucesso total nos primeiros anos, O SBT que na época era líder absoluto causou estragos na Rede Globo, e muita das vezes com a sua programação de filmes conseguiu a liderança na audiência; esse contrato causou um desconforto enorme na emissora de Roberto Marinho, durante um bom tempo ameaçou o seu monopólio. 
Das muitas vezes em que o SBT conseguiu a liderança exibindo filmes, uma ficou na História...Enquanto exibia o primeiro filme da saga Harry Potter pela primeira vez no Brasil, o canal ficou durante toda a exibição em 1º lugar, conseguindo derrotar a Globo de forma histórica, O Filme do bruxinho teve a maior audiência de um filme exibido pelo canal, marcando 37 pontos de média com picos de 45, enquanto no mesmo horário a Globo sofria com apenas 18 pontos.




A parceria com a Disney não durou muito tempo, em 2005 o SBT resolveu não renovar o contrato com a "Walt Disney" assim abandonando a produtora, e como todos devem saber, atualmente ela mantém contrato de exclusividade com a Rede Globo. Após o rompimento com a Disney em 2005 a próxima seria a Televisa, em 2008, o SBT em uma tentativa falha de investir em novelas e roteiros nacionais, abandonou a produtora mexicana, que por sua vez teve um contrato breve com a Rede Record que produziu algumas novelas adaptadas de roteiros da Televisa; Uma delas foi a novela teen "Rebelde - Rede Record Oficial". Esse ano (2013) a Televisa rompeu com a Record, e voltou com a parceria exclusiva junto ao SBT. No ano em que o SBT rompeu com a Televisa, foi o mesmo ano que renovou por mais 5 anos a parceria com a Warner Bros, na época o SBT ainda via o contrato como vantajoso, apesar de já não ser mais como no início. A parceria foi mantida, e o contrato com a WB tinha valida até o fim de 2013, mas como todos devem saber, atualmente filmes e séries já não fazem o mesmo sucesso que antes na TV aberta brasileira, com o crescimento da TV por assinatura no país, os fãs de tais conteúdos tem um acesso muito mais rápido a eles pela TV paga, já que a maioria das produções que são exibidas pela TV aberta, já foram exibidas por algum canal pago. Tendo em vista essa situação, e também o fato de não conseguirem mais consolidar números sólidos para o SBT, assim se deu o fim da pareceria de exclusividade que durou 15 anos. Outro grande motivo é o valor cobrado pela produtora, algo em em torno de 30 milhões de reais anuais.


O Contrato de exclusividade acabou, mas o SBT não rompeu de vez com a Warner Bros. No final de 2013, foi assinado um novo contrato, onde o SBT comprará apenas parte dos "produtos" da WB e terá prioridade na escolha de títulos, onde os descartados pelo canal poderão ser oferecido as demais emissoras. Um ponto importante a ser destacado nessa parceria é o fato de o SBT agora ter que comprar tudo o que exibirá separadamente ou seja, filmes/séries/desenhos que passam no canal agora estarão em um contrato temporário, dessa forma, após o tempo estabelecido para a exibição de tal conteúdo, se não forem renovados pelo canal, estes mesmos ficarão a disposição de outras emissoras. Exemplo: O filme "Harry Potter e a Pedra Filosofal" foi comprado hoje pelo SBT, e a partir de amanhã, o filme poderá ser exibido no canal durante dois anos. Após esses dois anos, se o SBT quiser manter o filme no canal, terá que comprar novamente e assim restabelecer o tempo de exibição do filme. Outro exemplo: O SBT compra Harry Potter e as Relíquias da Morte: parte 1, mas não se interessa em comprar a parte 2. Caso isso aconteça, o filme que o SBT não teve interesse em comprar poderá ser vendido para outra emissora, porque nesse novo contrato é tudo comprado separado. Isso vale para séries e desenhos também.
Com essa nova parceria de SBT e Warner Bros pode se esperar tudo. Não se sabe quais serão os novos passos do canal e da produtora. O SBT afirma que manterá as séries em exibição, as séries da madrugada, mas não se pronunciou sobre as que já não estão mais na grade. Vale lembrar que o SBT já foi o canal com mais séries em seu estoque que as outras e também o que mais exibe série até hoje, mas com essas novas mudanças, devemos esperar que isso mude, porque já faz tempos que o canal não consegue manter seriados em seu horário nobre devido a baixa audiência. o Jeito é esperar e ver o que vai acontecer durante 2014.


Um comentário:

  1. agora a disney voltou pro sbt agora só falta o sbt ter a exclusividade das produções da warner

    ResponderExcluir